29 abril 2016

Manual do Detetive e Manual do Espião - 2 relíquias da Infância!


A pequena história que vou compartilhar com vocês aqui faz parte de uma saga que me acompanha desde a infância.
Neste mês de Abril de 2016, após mais de 15 anos de busca, enfim consegui reunir um sonho de menino: Juntar em minha coleção dois livros que  fizeram parte de minha formação de leitor, me fizeram amar a leitura e me fizeram criar aquele mundo imaginário que todos nós temos e nos transportávamos para lá quando pequenos. Devo confessar que ao tê-los novamente em minhas mãos fui transportado à aquele mundo imaginário novamente por algumas horas.


Os livros em questão são os folclóricos Manual do Detetive e Manual do Espião, duas relíquias lançadas pela editora Abril no início da década de 80. Hoje ainda é possível encontrar alguns raros exemplares do Manual do Detetive em sites de vendas, mas o Manual do Espião, acreditem, é uma verdadeira relíquia!



Os livros tinham um chamariz irresistível para as crianças na época, demonstrava numa linguagem divertida e descritiva como nós poderíamos nos tornar detetives e espiões a serviço do bem, além das ilustrações sensacionais do artista Colin King, que com seu traço único e incrível humor dava um charme todo especial a cada capítulo do livro!

Eram livros potencialmente anarquistas e nada politicamente corretos. O manual incentivava as crianças a fichar os amigos (coletando dados e impressões digitais); a perseguir e imobilizar criminosos; montar tocaias em locais suspeitos; e como identificar contrabandistas na alfândega, entre outras ações. Além de várias referências a charutos e cachimbos. Interessante é que não havia avisos de “não tente isso em casa”. Isso é claro, era mais um motivo para termos amado estes livros!

As edições originais eram inglesas:



Entre uma lição e outra, havia algumas historinhas para ilustrar como é o trabalho de um detetive, protagonizadas pelos agentes Armadinha e Fracasso. Algumas propunham um enigma para o leitor resolver, apresentando as pistas e os suspeitos. O texto é muito bem escrito, com ótimo trabalho de tradução e adaptação.

É uma pena que não se façam mais livros como estes hoje em dia, que agucem a imaginação criativa das crianças sem  recursos de pop-ups e outros desnecessários de hoje em dia que não dão espaço para a criança "criar"! Fica a dica para republicarem estas duas jóias cujo conteúdo criativo ainda permanece atual!

Fichas técnicas:

Manual do Espião
Original: The Usborne Spy's Guidebook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Lesley Sims
Ilustrador: Colin King

Manual do Detetive
Original: The Usborne Detective's Handbook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Anne Civardi
Ilustrador: Colin King

por: Edu Manzano
Agradecimentos ao amigo escritor Alexandre de Castro Gomes por algumas informações.






12 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação de bons livros. Vou ti falar uma mensagem já conhecida e eterna.( DO SEU ESFORÇO DE HOJE, DEPENDE O SUCESSO DE AMANHÃ ). Linda,né. VALEU

    ResponderExcluir
  2. Pô amigo, você poderia disponibilizar em PDF né! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não faço pirataria nem scan de material isso é crime seu sem noção!

      Excluir
  4. eu tenho 1 exemplar do Manual do Espiao em péssimo estado e gostaria de comprar um em melhor condições.

    ResponderExcluir
  5. Cara, só de ler o seu post já fiquei emocionado... Foram livros que também marcaram a minha infância... Parabéns pela aquisição e eu também deixo meu voto para que você scanneie e compartilhe! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o da capa azul, época muito boa.

    ResponderExcluir