A pequena história que vou compartilhar com vocês aqui faz parte de uma saga que me acompanha desde a infância.
Neste mês de Abril de 2016, após mais de 15 anos de busca, enfim consegui reunir um sonho de menino: Juntar em minha coleção dois livros que fizeram parte de minha formação de leitor, me fizeram amar a leitura e me fizeram criar aquele mundo imaginário que todos nós temos e nos transportávamos para lá quando pequenos. Devo confessar que ao tê-los novamente em minhas mãos fui transportado à aquele mundo imaginário novamente por algumas horas.
Os livros em questão são os folclóricos Manual do Detetive e Manual do Espião, duas relíquias lançadas pela editora Abril no início da década de 80. Hoje ainda é possível encontrar alguns raros exemplares do Manual do Detetive em sites de vendas, mas o Manual do Espião, acreditem, é uma verdadeira relíquia!
Os livros tinham um chamariz irresistível para as crianças na época, demonstrava numa linguagem divertida e descritiva como nós poderíamos nos tornar detetives e espiões a serviço do bem, além das ilustrações sensacionais do artista Colin King, que com seu traço único e incrível humor dava um charme todo especial a cada capítulo do livro!
Eram livros potencialmente anarquistas e nada politicamente corretos. O manual incentivava as crianças a fichar os amigos (coletando dados e impressões digitais); a perseguir e imobilizar criminosos; montar tocaias em locais suspeitos; e como identificar contrabandistas na alfândega, entre outras ações. Além de várias referências a charutos e cachimbos. Interessante é que não havia avisos de “não tente isso em casa”. Isso é claro, era mais um motivo para termos amado estes livros!
As edições originais eram inglesas:
Entre uma lição e outra, havia algumas historinhas para ilustrar como é o trabalho de um detetive, protagonizadas pelos agentes Armadinha e Fracasso. Algumas propunham um enigma para o leitor resolver, apresentando as pistas e os suspeitos. O texto é muito bem escrito, com ótimo trabalho de tradução e adaptação.
É uma pena que não se façam mais livros como estes hoje em dia, que agucem a imaginação criativa das crianças sem recursos de pop-ups e outros desnecessários de hoje em dia que não dão espaço para a criança "criar"! Fica a dica para republicarem estas duas jóias cujo conteúdo criativo ainda permanece atual!
Fichas técnicas:
Manual do Espião
Original: The Usborne Spy's Guidebook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Lesley Sims
Ilustrador: Colin King
Manual do Detetive
Original: The Usborne Detective's Handbook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Anne Civardi
Ilustrador: Colin King
por: Edu Manzano
Agradecimentos ao amigo escritor Alexandre de Castro Gomes por algumas informações.
inveja.com.br!rsrs
ResponderExcluirParabéns pela divulgação de bons livros. Vou ti falar uma mensagem já conhecida e eterna.( DO SEU ESFORÇO DE HOJE, DEPENDE O SUCESSO DE AMANHÃ ). Linda,né. VALEU
ResponderExcluirPô amigo, você poderia disponibilizar em PDF né! rsrsrs
ResponderExcluirEu tive e agora morri de saudades !!!
ResponderExcluirExiste em pdf ou cbr pra baixar?
ResponderExcluirscaneia e compartoilha
ResponderExcluirNão faço pirataria nem scan de material isso é crime seu sem noção!
Excluireu tenho 1 exemplar do Manual do Espiao em péssimo estado e gostaria de comprar um em melhor condições.
ResponderExcluirDigitaliza e compartilhaaa
ResponderExcluirCara, só de ler o seu post já fiquei emocionado... Foram livros que também marcaram a minha infância... Parabéns pela aquisição e eu também deixo meu voto para que você scanneie e compartilhe! 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirEu tive o da capa azul, época muito boa.
ResponderExcluirAdorava estes livros!
ResponderExcluirEu tenho até hoje. Aqui onde moro tinhamos até duas turmas adversárias (isso na década de 80) na espionagem baseados nesse livro. Sensacional.
ResponderExcluir