28 setembro 2015

PROJETOS DE CROWDFUNDING - RAPHA do CATARSE

Os projetos de Crowdfunding de patrocínio de projetos pelo publico tem crescido exponencialmente e já são uma realidade em nosso país encontrados em diversas plataformas como Catarse, Kickante, etc. A partir deste mês vamos analisar os diversos projetos oferecidos nestas plataformas e mostrar a você os detalhes destes projetos.
Para inaugurar nosso serviço iniciamos pelo projeto RAPHA.




O projeto aposta no formato de um evento e o mesmo é mostrado sob a ótica de diversos artistas, a idéia não é nova indo no estilo de projetos conhecidos como São Paulo dos Mortos Vivos de Daniel Esteves.
A busca pela cura de diversas doenças desencadeia no tratamento um efeito que exige do governo uma operação em massa para colocar os afetados em quarentena, o problema se agrava causando um conflito entre governos e o desencadeamento da 3ª guerra mundial.


Ao iniciarmos o vídeo que mostra a proposta do projeto, um problema: - Em muitas partes o áudio é tão ruim que mal se consegue entender o que os narradores estão dizendo. Não fica claro a abordagem do projeto, quantos números serão pretendidos e algo básico: O que significa "RAPHA".
Outros ponto é o detalhe de que o prêmio em si para este projeto é uma revista de 31 páginas, o que convenhamos é muito pouco para um história envolvendo vários artistas e um evento tão grande e com tantas implicações, humanas, sociais, etc o que deságua no maior risco deste projeto: apostar numa continuação, uma aposta num albúm propriamente dito, um item mais compensador, com mais espaço aos leitores para conhecerem e se apaixonarem pela história querendo numa continuação, seria uma aposta melhor.

A proposta é interessante, as artes e a apresentação de Rapha chamam a atenção e as recompensas parecem muito bacanas envolvendo camisetas, posters emoldurados, etc. Vamos torcer para que Rapha se saia bem e os autores soltem mais material de divulgação para apoiar a empreitada!

A equipe é composta pelos autores Pablo Salazar e Rodrigo Chaves, revisor de texto Renato Santos e os artistas criadores de toda a arte impressa na revista Roberto Jales, Carlos Eduardo Cunha, Oscar Suyama, Alex Araújo, Marc Oliveira, Alex Pantoja, Derick Thyago Alves e André Cotinguiba.

Para apoiar este projeto acesse: https://www.catarse.me/pt/rapha?ref=explore

Análise: Helena Sarkolski - Escritora e Crítica de Quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário