20 junho 2017

Homem do Patuá - OBRAS ESSENCIAIS DOS QUADRINHOS BRASILEIROS nº 2




Este 6º número da Coleção Assombração trouxe como carro-chefe um dos mais fantásticos personagens criados nos quadrinhos Brasileiros, Silas Verdugo um andarilho das paragens e sertões brasileiros, criação de um dos mestres das hqs Elmano Silva ( nesta época o mesmo assinava Mano).
Como roteirista Elmano é um pesquisador e exímio mestre na arte de levar o leitor à uma verdadeira viagem pelos sertões e folclore da cultura brasileira de modo a quase nos sentirmos transferidos para dentro daquele cenário, há algo de Ariano Suassuna na obra de Elmano sobretudo em sua construção de tipos e ambientação, assim entristecesse ainda mais quem percebe o descaso em não se ter dado segmento à saga rica deste personagem, mais uma das injustiças cometidas com os quadrinhos nacionais.


Nesta edição além da estrelada pelo Homem do Patuá, Silas Verdugo, esplendidamente ambientada no sertão nordestino da década de 30, o traço de Mano em sua melhor forma é um show à parte,a companhando esta bela hq temos "Fim de Noite" um conto rápido no magistral traço de Julio Shimamoto, "Coronel Síndico" da dupla dinâmica Patati (roteiros) e Allan (arte) que ficou famosa pela mais bela fase do famoso "Histórias Reais de Lobisomen".
Segue "Visitas Regulares" do mestre Flavio Colin sobre texto de Clarice Espectro, e fechando o relato "A Estranha Menina" que fazia parte dos contos enviados pelos leitores e quadrinizados pela equipe da revista!
Com certeza esta e outras histórias de Silas Verdugo deveriam ser resgatadas e publicadas para o publico de hoje conhecerem esta obra essencial das Hqs brasileiras!
· Editora Ediouro
· 52 págs, Capa Colorida, Miolo P/B, 13x21cm

por Ed Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário