28 setembro 2016

Enciclopédia Trópico - Um marco na literatura brasileira.



É imperdoável que o advento da internet que permite fazer o resgate de obras essenciais sobretudo se falamos em cultura literária, que hoje em dia não encontremos nenhum estudo ou ensaio sobre a seminal Enciclopédia Trópico.
Aqui devo me permitir e que vocês me permitam abandonar o tom isento de pesquisador e confessar que o estudo desta maravilhosa obra se deve a este escriba, ter tido contato com ela quando criança e por ela ter irremediavelmente influenciado em minha formação cultural e artística.



Para começar precisamos entender que a Enciclopédia Trópico foi lançada pela primeira vez no Brasil em 1957 em 10 volumes que é justamente a edição que iremos tratar aqui, nesse período que se estendeu até o início dos anos 80 era comum e de praxe a venda de enciclopédias em vários volumes, com vendedores oferecendo planos de compra de porta em porta. A Trópico foi provavelmente a primeira enciclopédia com um tom mais simples e de fácil entendimento, publicada no Brasil pela "Livraria Martins Editora S.A", em minha pesquisa tentei entrar em contato com a hoje editora Martins Fontes, mas não souberam me informar se a antiga editora tinha algo a ver com eles. No interior da enciclopédia há uma informação que diz a propriedade literária e artística da enciclopédia no Brasil pertence à Giuseppe Maltese, mas também não consegui até o momento verificar se este teria algo a ver com a atual Editora Maltese, segredos inerentes ao mundo literário...
Sua edição original é da Editorial Larousse da França.
Além do Brasil a enciclopédia foi lançada na Europa e nos EUA em 12 ou 15 volumes dependendo do país, mas aqui foi condensada em 10 edições sendo mantido todo o seu conteúdo.

    

Voltando à Trópico, ela foi publicada por muitos anos no Brasil mas com capas diferentes e menos conteúdo, sendo esta primeira edição de 10 volumes a completa que foi publicada com capas em cores distintas, nos dias de hoje impossível se encontrar completa e em bom estado.



A Enciclopédia Trópico tinha um charme e uma formatação únicos, além de possuir como dissemos uma linguagem fácil e simples para tratar assuntos que iam da Pré- História às Ciências, os tópicos eram bem interessantes e divididos em temas como "História da Humanidade", "História das Religiões", "Mitologia Grega", "Mitologia Nórdica", "Biografias de Personagens Famosos da nossa História e Mundial",  "História dos Presidentes do Brasil", "Animais", "Insetos", "Fauna e Flora", "Comunicações", "Estilos de Arquitetura", "Mitologia Grega" e mais uma quantidade enorme de temas interessantes, como ensaios sobre países exóticos e invenções do homem, um trabalho primoroso de pesquisa, por isso o sucesso entre a garotada e adolescentes daquela época!
Por exemplo o artigo descrevendo a Divina Comédia é algo maravilhoso e muito marcante!

    

Além desta variedade de assuntos a Trópico contava com um detalhe sui-generis: Toda a ilustração de suas páginas era feita com desenhos e pinturas feitos à mão, isso mesmo, muitos deles pequenas obras de arte retratando com fidelidade cada tema tratado,  até o detalhe dos títulos dos capítulos ganhava um charmoso detalhe artístico! Para mim, um menino chegando à sua primeira década de vida e apaixonado por desenho, quando ganhei e abri pela primeira vez um volume da Trópico foi como adentrar em um novo e maravilhoso mundo, eram tardes inteiras dedicadas a produzir em folhas de papel aqueles desenhos fantásticos, isso com certeza teve influência decisiva em minha carreira artística e na profissão que exerço hoje.

  

Evidentemente que os editores ao criarem a enciclopédia chamaram um time de artistas para tratar desta parte artística, infelizmente como era comum à época, nenhum artista é creditado no expediente da Trópico e não os reconhecemos a não ser por alguns deles que assinaram suas artes como "Pescador", "Pal", "Jacobios".
Ao contar de 20 anos, foi o tempo exato para que eu enfim conseguisse minha coleção completa e assim unida percebe-se ainda mais a força da obra!

    >  

Além é claro da estética saudosista e artística da coleção, há um detalhe muito importante neste ( e pode-se dizer em muitas das enciclopédias da mesma época) trabalho que é o fato de o leitor ainda ter em mãos um conteúdo que não foi despersonalizado e não criminosamente "revisionado" em seu conteúdo como é comum principalmente em nossos livros de história atuais. 
Hoje infelizmente com a internet e as mídias digitais uma obra como essa teria seu conteúdo disperso perdendo a força de seu conteúdo, porém o ponto positivo é que essa mesma realidade nos permite fazer este tipo de resgate histórico de uma obra que é atemporal. 








51 comentários:

  1. muito aprendi com essa enciclopédia qdo eu era criança.
    mas muito eu li e vivi nas historias da coleção Enciclopédia da Fantasia, tambem da Livraria Martins Editora S.A., um dia quem sabe eu consiga scanea-la...
    abraços pra vcs e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por suas palavras Clóvis, realmente precisamos que estas obras primas sejam conhecidas pelas novas gerações!

    ResponderExcluir
  3. Fez parte da minha infância. Fiz pedido no Mercado Livre e estou aguardando ansiosamente. Muito bela essa reportagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa verdadeira obra de arte também marcou minha infância e adolescência. Por favor alguém pode me o indicar onde posso comprar os 10 volumes na edição original anos 60. ?

      Excluir
    2. Essa verdadeira obra de arte também marcou minha infância e adolescência. Por favor alguém pode me o indicar onde posso comprar os 10 volumes na edição original anos 60. ?

      Excluir
  4. Me lembro!!! Chegava da escola, almoçava e ficava a tarde lendo as figuras dessa enciclopédia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Oliver,

    A pouco tempo encontrei dois exemplares dessa enciclopédia numa biblioteca particular e fiquei encantado com ela. Logo se tornou minha obsessão. Procurei pra todo lado e só conseguia encontrar em péssimo estado de conservação. Já estava desistindo de comprar quando por um acaso encontrei uma pessoa que estava doando. Elas estavam em perfeito estado, e são 14 livros pois tem 02 de história, um de história do Brasil e um de personagens importantes da história. Realmente, assim como você descreve acima, elas são lindas e numa qualidade impressionante, além do fato da elegância do vocabulário.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional, essa enciclopédia era o
    Google da minha infância. Eu era apaixonado por ela. Que bom revê-la por aqui!

    ResponderExcluir
  7. Fascinante enciclopédia, era o meu "google" na infância e adolescência.

    ResponderExcluir
  8. Uma obra de arte que enriqueceu minha juventude, tem valor inestimável pelo conteúdo

    ResponderExcluir
  9. Eu tive essa enciclopédia na minha casa,amava,mas infelizmente meu pai deu para o vizinho sem que eu soubesse e hoje estou atrás para comprar e não consigo achar.

    ResponderExcluir
  10. Fui alfabetizado com esses livros,infelizmente meu pai os doou há muitos anos. Hoje estou tentando resgatá-los, o valor sentimental é alto.

    ResponderExcluir
  11. Amo essa coleção... mto instrutiva...meu pai comprou a coleção pra mim... depois que casei e sai de casa minha mãe deu e não sei para quem ...eram volumes... quero comprar de novo assim como a coleção fantisia...

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho essa maravilha, assim como a Trópico Histórico.
    O volume sobre História do Brasil, como ela foi editada no período da ditadura, é completamente recheada de absurdos gloriosos.Mas mesmo assim, é muito interessante ver como um governo pode distorcer fatos históricos quando lhe convém.

    ResponderExcluir
  13. Cara, por que não aparece um filho de Deus que digitaliza isso e presenteia de novo as pessoas? jonasacervo007@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Amei este trabalho. Também tive uma infância recheada de imaginações que até hoje são difíceis de descrever. Os anos 90 para mim foram magníficos!
    Parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Serei eternamente grata à minha querida mãe, a qual, com sacrifício , comprou essa Ecnciclopédia para mim... achoq eu tinha por volta de 4 anos..... lembro-me que meus olhos ficaram maravilhados com aqueles livros coloridos, cheios de ensinamento... foi uma porta que se abriu para o meu mundo ... a paixão pelos livros e pelo conhecimento nasceram comigo.... a mesma querida mãe me alfabetizou antes de ir para a escola ... eu não deixava ela sossegada .... queria aprender e para isso era importante aprender a ler.... Foi um belíssimo e inesquecível presente ! Gratidão mãe! Obrigada Ed por escrever sobre essa riqueza ! Abraço

    ResponderExcluir
  16. Eu queria muito voltar a ter acesso a estas enciclopédias, para ajudar no trabalho escolar da minha filha, sobre bicicletas. As ilustrações eram incríveis. Você é um homem que tem um baita tesouro amigo, graças a esta enciclopédia virei 'culta' aos nove anos, o que me rendeu votos de socialização na minha maturidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa! Eu ainda tenho esta coleçao original, de 10 volumes, comprada pela minha mãe, com dinheiro de costuras, em 1969! Eu tinha entao 12 anos! Somos 04 irmãos, instruídos em Conhecimentos Gerais, por estes livros! As capas se soltaram..mas guardei... Lá se vao 50 anos!Um abraço! M.Helenice!
    Posse, Goiás.

    ResponderExcluir
  18. Só gostaria de ver publicado as gravuras religiosas do mestre kinorr para mostrar para meus netos

    ResponderExcluir
  19. Só queria ver publicado as gravuras religiosas do mestre kinorr para mostrar aos meus netos

    ResponderExcluir
  20. Uma esplendorosa enciclopédia, que há anos eu procurava mas havia esquecido o nome, mas lembrava perfeitamente do título de um tópico que muito me marcara, "Mitos e lendas de cada povo". A que havia na casa de meus avós era uma em uma capa vermelha sangue com alto relevo.

    Nostálgico!

    ResponderExcluir
  21. Sem dúvida esta enciclopédia fez parte da minha infância e influenciou minha visão de mundo. Lembro sempre com saudade e carinho! Hoje, nas viagens que faço é como revisitar um lugar no qual já estive na imaginação através das convidativas gravuras coloridas!

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha uma dessas ja corroídas pelo tempo .. aí veio um incendio no Quarto de vovó e destruiu o resto .era meu sonho adquirir um exemplar desses mais antigos em que continha a Historia da Humanidade - a Biografia de Santos ..etc

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela matéria, foi um enorme prazer ler sobre esse assunto e confesso, me encheu de saudades do tempo em que eu "devorava" as páginas desses livros. Tenho essa coleção e outras que guardo intactas e com muito carinho. Não sei o que vou fazer com elas, pois tenho medo da morte me surpreender um dia e meus livros serem abandonados...

    ResponderExcluir
  24. maravilhosa, li cada linha de toda a obra, vi cada ilustração , que tamanha contribuição me deu. maravilhosa.

    ResponderExcluir
  25. Meu pai comprou uma das edições dessa enciclopédia por volta de 1968.Consultar essa enciclopédia ativou em mim o interesse pela leitura e informações das mais variadas. Tenho até hoje em casa cinco dos dez volumes. Os outros cinco ficaram com um irmão meu.

    ResponderExcluir
  26. Sensacional!Nós devorávamos essa enciclopedoa, éramos leitores ávidos!!! Grandes tempos!!!

    ResponderExcluir
  27. Marcou demais a minha infância. Ganhei essa enciclopédia aos 7 anos de idade, e foi através dela tirei muito proveito nos meus trabalhos escolares. Sinto muitas saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  28. Também tive uma dessas coleções. Foi maravilhoso ter essa leitura. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  29. Que belo trabalho!
    Um presente para nossos olhos e nossa saudade.
    Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Fantástico, essa coleção me serviu até mesmo em tempos de faculdade. Gostaria de ter a coleção completa em PDF.

    ResponderExcluir
  31. Enciclopédia excelente penas que as da minha casa se estragaram alguém sabe se algum download delas

    ResponderExcluir
  32. MINHA MÃE COMPROU ESSA ENCICLOPÉDIA NA DÉCADA DE 70.

    ResponderExcluir
  33. Estou escrevendo uma pequena biografia de como passei a acreditar em Deus. Dentre minhas lembranças, vieram a mente a História das Religiões então retratadas nesta Enciclopédia. Histórias de Davi, Sansão e outras que até então eram apenas estórias, hoje vejo como foi impactante para o conhecimento que tenho hoje da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  34. Saudades desta obra, me encantava as ilustrações que eu tentava reproduzir e que ainda estão vivas em minhas memorias da infância.

    ResponderExcluir
  35. Desde que me lembro essa obra (completa) sempre esteve lá em casa...Eram tardes inesquecíveis viajando pelo tempo e pelo espaço, visitando antigas civilizações, conhecendo o mundo todo dentro do meu quarto. Fundamental em minha formação.

    ResponderExcluir
  36. caramba eu lia esses livros quando ia na casa da minha desencarnada nona, eu tinha 12 anos de idade e lembro que eu adorava depois do almoço q ela ia tirar o cochilinho dela na sala e eu ficava mergulhada nesses livros. eu ia para cada universo que me lembro até hoje de quando li pela primeira vez na vida sobre Atlântida entre outros assuntos magníficos.

    ResponderExcluir
  37. Uma obra de arte para quem gostava de quadrinhos, acho que li e reli varias vezes de um vizinho que a possuía, já que meus pais não a puderam comprar. Saudades e grato pela bela reportagem.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho os primeiros cinco volumes! Aprendi muito com está enciclopédia. Já pensei em doar para a biblioteca, mas não tenho coragem! Na verdade, gostaria de conseguir os outros cinco volumes (6 a 10).

    ResponderExcluir
  39. Olá, tenho uma dessas e pra minha surpresa tem um cartão de visitas da gráfica dentro dela, se tiver curiosidade posso te mandar a foto. Rua dos Americanos, 238 São Paulo a antiga gráfica.

    ResponderExcluir
  40. Li todos os volumes desta enciclopédia, que minha mãe, que era costureira, adquiriu em cinco meses. Obrigado, mãe!

    ResponderExcluir
  41. Esse volume verde é a coisa mais familiar para mim!

    ResponderExcluir
  42. Essa enciclopédia foi incontestavelmente marcante para mim e, pelos depoimentos aqui postados, muitos desta geração tiveram a mesma experiência.
    A abrangência e variedade de temas, as ilustrações primorosas com aquele resumo abaixo delas e a simplicidade e objetividade dos textos a fazia especial e atrativa. Lia e relia avidamente a vida de pintores, músicos, cientistas e outras personalidades marcantes do mundo; viajava pelo tempo e pelo mundo nas seções de “História da Bíblia” e “História da Humanidade” e vários outros assuntos, como pescadores de pérolas e a construção de Brasília.
    Se hoje, sem modéstia, tenho um conhecimento geral acima da média, a Trópico foi um dos esteios dessa busca e do prazer pela leitura.
    Fica a sugestão ao blog fazer uma reportagem sobre outras três coleções de livros que também foram notáveis: a Enciclopédia Life (21 volumes sobre ciência e natureza) e as fasciculadas “Conhecer” e a “Medicina e Saúde”.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Esta enciclopédia foi um tesouro na minha vida! Quanto conhecimento adquiri, e até hoje lembro das ilustrações!!! Quando viajo para lugares dos quais li sobre eles nestes livros, é como se estivesse visitando um lugar já conhecido! Obras de grandes artistas causam familiaridade pq li sobre suas histórias e já tinha na mente suas obras! A melhor parte da minha infância!

    ResponderExcluir
  44. Realmente, a Enciclopédia Trópico marcou de forma significativa uma boa parte das crianças do Brasil. Tive contato com a Tropico em 1971, quando eu estava com 08 anos de idade e até hoje me recordo, com muita saudade, dos meus momentos de leitura.

    ResponderExcluir
  45. tenho os volumes 1 ,2,4,5 que meu pai Sebastiao e minha mae Maria de Lourdes me presentearam no Natal de 1958,quando nasci na cidade de Cabo verde ,sul de Minas Gerais.Meus pais pediram para imprimir na capa vermelha lado externo o meu nome completo. Benicio dos Santos Madureira. Hoje ja casado fico relembrando os anos de meu tempo. A enciclopedia so tem 4 volumes pois o volume 3 foi destruido por uma goteira na casa de meu tio Domingos,mas tenho todo volume em minha memoria.os livros foram muito uteis para mim e muitas pessoas e parentes.Todos ficam admirados com o conteudo da Tropico e claro com meu nome escrito nas capas dos 5 volumes hoje 4.Isto ha 64 anos atras no feliz ano de 1958, abracos a todos.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Olá. É nessa enciclopédia que tem um jogo de avançar casas no final?jogo esse relacionado com o conteúdo dela? Estou desesperado tentando lembrar qual era a enciclopédia.

    ResponderExcluir
  47. Na minha infância tive o privilégio de ter ganhado do meu pai essa maravilhosa enciclopédia…..mas infelizmente ela me foi furtada e aos 70 anos gostaria muito de conseguir tê-la novamente. Assim gostaria muito de saber onde encontrá-la à venda.

    ResponderExcluir