30 agosto 2014

Profissão Ilustrador: A Atitude importa tanto quanto a Arte!







A Intenção do seguinte texto veio em primeiro lugar da necessidade de responder ainda que não de forma total aos questionamentos dos aspirantes ao mercado de trabalho envolvendo as artes.
Sobretudo, não quiz aqui exemplificar o como começar a fazer contatos, montar um portfólio, isso será abordados em futuros posts aqui no Blog do Ilustrador, a principal motivação aqui é falar sobre a motivação, a atitude e como você vende sua imagem de profissional o que é tão importante quanto um bom portfólio. Contanto com minha experiência no Mercado e experiências vividas com outros amigos profissionas da área espero poder dar um horizonte um pouco mais azul a quem quer buscar trabalhar e vingar com sua arte!
Antes de mais nada é preciso entender que hoje em dia apesar de um numero maior de nichos de mercado onde as artes possam ser usadas, quadrinhos, propaganda, artesanato, web-design, desenvolvimento de produtos entre outros, todos estes mercados estão saturados de ofertas de serviços e digas-se de passagem constituídos por uma grande maioria de aventureiros ou micro empresários que viram nesses mercados uma forma de serem seus próprios patrões, com produtos e atitude profissional  de qualidade bem duvidosa.
Em primeiro lugar, desenhar bem não quer dizer que você será um bom profissional, vejamos seu trabalho é bom? Mas bom para que nicho de mercado? Já comparou seu trabalho com profissionais da área que pretende atuar? Como voce é com prazos e soluções para possíveis clientes?      

                                                                                                                                                                                      
É bom mesmo ou você ouviu opinião de amigos e familiares sem nenhum conhecimento artístico com aquelas velhas frases batidas como : “ Você desenha bem, esta perdendo tempo...”  O Pior erro de quem gosta de desenhar, é se por a navegar num mercado cada vez mais exigente com um trabalho amador; uma coisa é insistir para evoluir e vencer os nãos desenvolvendo seu trabalho, outro é querer empurrar goela abaixo de possíveis clientes, um trabalho insípido que você insiste em apresentar como profissional...
Com o advento da oferta de blogs, comunidades e sites para se montar portfólios uma chuva de aspirantes já monta seus portfólios sem nenhum critério de qualidade, é comum ver pessoas que empolgados com alguns truques recém aprendidos nos photoshops e 3D Max da vida colocam seus trabalhos em portfólios numa salada de trabalhos mal acabados, num mix incompreensível de estilos e sem e profissionalismo, isso peca contra elas terrivelmente; uma coisa é você não ter medo de divulgar um trabalho bem preparado outra é expor qualquer coisa por aí feita na pressa, veja exemplos disso nos Devianarts, Tumblers e Bloggers da vida...

Pior é aquele pretensioso que monta um blog e se auto intitula “Manager, Designer, C.O, and Illustrator in the Salada Studio” veja as pessoas não são bobas, e hoje elas tem acesso à informação, não maquie seu trabalho querendo dar à ele um viés profissional que você ainda não alcançou.
Um amigo de profissão sabiamente citou uma vez, trabalhar com artes é como um receita, você tem que saber combinar os ingredientes, e cada ingrediente tem seu tempo de preparo.
Não tome este exemplos como desencorajadores, eles são antes de tudo um toque amigo para que você não tome atalhos que irão atrasar seu desenvolvimento.


Quer trabalhar com sua arte, tem tendência para isso? Antes de montar portfólios e tais conheça os mercados, sua arte e sua vontade se encaixam melhor em que tipo de nicho? Conheça profissionais das diferentes áreas, conheça como são suas diferentes áreas, identificou qual delas mais se encaixa à seu perfil? Pergunte-se : - “ Eu me vejo fazendo isso daqui 10, 20 anos ? ”. Procure cursos profissionalizantes, cursos em que possa estudar presencialmente, cursos online são limitados, nos presenciais você poderá trocar mais experiências, conhecer profissionais das áreas, vá à feiras e eventos como a PixelShow, são ótimos lugares para você estar antenado com as tendências e necessidades dos mercados que pretende atuar.
Não tenha pressa em estar pronto, lembra da história da receita?  Seja Humilde e sobretudo tenha em mente que ninguém nunca sabe de tudo! O modo como você se apresenta é tão importante quanto a qualidade de seu trabalho!

Não poderia deixar de sugerir o canal do Crás Studio no Youtube, de meu amigo Thiago Spiked, com muitas dicas e conselhos para seu desenvolvimento profissional! Confira AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário